Bem-vindo à Biblioteca Municipal Vicente Campinas online

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

De 08 a 31 de janeiro de 2020 - Exposição “Lendas e encantamentos algarvios”





De 08 até 31 de janeiro de 2020 estará patente ao público no átrio da Biblioteca Municipal Vicente Campinas, a Exposição 

“Lendas  e encantamentos algarvios”.
 
Esta exposição reúne trabalhos de alunos do pré-escolar, no âmbito do projeto educativo sobre as lendas no Algarve promovido pelo Grupo de Educação da Rede de Museus do Algarve e com a colaboração dos Municípios de Vila Real de Santo António, Loulé, Olhão e Tavira, Museu Municipal de Loulé, Museu Municipal de Olhão e Museu Municipal de Tavira/Palácio da Galeria e CIIPC – Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.



"Nesta exposição dão-se a conhecer 16 lendas, representadas em trabalhos realizados por crianças dos jardins-de-infância de vários concelhos da região. Os trabalhos foram realizados no âmbito do projecto "Lendas e Encantamentos Algarvios" promovido pela Rede de Museus do Algarve que pretendeu valorizar o património oral do Algarve, nomeadamente as lendas algarvias, expressão patrimonial imaterial integrante da identidade regional.
As lendas estão intrinsecamente relacionadas com a História das regiões e a sua identidade cultural, sendo uma manifestação oral, transmitida de geração em geração, que combina factos reais com factos fantasiosos, mas que se apresenta como sendo verdadeira ou fundada na realidade, estando associada a um lugar e tempo determinados. O património oral é a expressão cultural de um povo e do seu modus vivendi, dando a conhecer o seu imaginário, cultura e tradições.
No âmbito do projecto de Educação para o Património: "Lendas e Encantamentos Algarvios", cerca de 800 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, com o acompanhamento de cerca de 40 Educadoras, de jardins de Infância dos Concelhos de Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, foram desafiadas, depois de um momento de narração das lendas (na maior parte dos casos), a realizar um trabalho artístico sobre as mesmas, tendo uma caixa como ponto de partida.
Durante o mês de Janeiro a Biblioteca Municipal Vicente Campinas Vila Real de Santo António acolhe esta exposição itinerante que resulta de uma selecção dos muitos trabalhos realizados.
No concelho de Vila Real de Santo António este projecto foi dinamizado, no ano lectivo anterior, pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA no âmbito da oferta educativa do Município. Participaram crianças de jardins-de-infância e do 1º ciclo de Vila Nova de Cacela, Monte Gordo Vila Real de Santo António."