Bem-vindo à Biblioteca Municipal Vicente Campinas online

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Dia 8 de maio 2014 – Apresentação do livro A Gaveta da Memória – entre duas ditaduras







Hoje, quinta-feira, apresentação do livro de Manuela Sabino

A Gaveta da Memória – entre duas ditaduras,

Um livro sobre a vida de algumas famílias da raia entre Portugal e Espanha, em zonas do Alentejo e do Algarve, antes, durante e depois da guerra civil de Espanha. Ondas de choque resultantes do eclodir da guerra civil espanhola, desencontros, reencontros, perdas irremediáveis, sofrimentos, alegrias, reflexões sobre os dois regimes da Península, o de Salazar e o de Franco, pontuando uma história. A morte de Salazar, o 25 de Abril em Portugal e a morte de Franco. Acontecimentos que geram mudanças nas sociedades portuguesa e espanhola. Acende-se a esperança no porvir, sem perder a memória das dores passadas.

Maria Manuela do Carmo Sabino nasceu em Olhão em 1947. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica de Lisboa. A sua tese de mestrado intitula-se Relações Escola-Família. Dinâmicas Organizacionais numa Escola. Professora de Física e Química na Escola Secundária de Olhão. Licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Professora de Saúde na Universidade Sénior de Olhão. Integra o Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Olhão. Faz parte do grupo Acanto da Escola Tomás Cabreira de Faro, secção de Jograis. É atriz no Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Olhão, onde também colabora na escrita de alguns textos para representação. Autodidata em História Contemporânea da Península Ibérica. Gosta da vida ao ar livre, de música, cinema e teatro. Vive atualmente em Olhão. Viveu muito tempo em Angola, na então Moçâmedes, hoje, Namibe.

Com a apresentação a cargo de Manuel Madeira, dia 8 de maio, quinta-feira, às 18h00, nesta Biblioteca Municipal, entrada livre.