Bem-vindo à Biblioteca Municipal Vicente Campinas online

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia 12 de junho 2013 – Ciclo de aulas abertas da UTL – A arquitetura religiosa do Algarve de Quinhentos: o caso da igreja de N.ª Senhora da Luz de Tavira





A 3.ª palestra do ciclo de aulas abertas do curso de história do Algarve da UTL abordará o tema


“A arquitetura religiosa do Algarve de Quinhentos:
o caso da igreja de N.ª Senhora da Luz de Tavira”.


Esta palestra será ministrada por Marco Sousa Santos, licenciado em Património Cultural e mestrando em História da Arte.

“Originalmente um local de romaria, a atual igreja de N.ª Sr.ª da Luz de Tavira é um dos mais importantes exemplares de arquitetura religiosa da região algarvia. Único exemplar de igreja-salão existente no Algarve, e provavelmente o mais antigo exemplar dessa tipologia a ser edificado em Portugal no período pós-manuelino, este singular templo terá sido edificado em meados do século XVI, provavelmente seguindo um projeto do arquiteto régio Miguel de Arruda. Construída numa época de transição, e reaproveitando alguns elementos arquitetónicos oriundos de um edifício mais antigo, esta igreja acaba por constituir uma síntese da arquitetura religiosa quinhentista, conjugando em si manifestações das três principais conjunturas artísticas dessa centúria, classicismo e renascimento.”
Marco Sousa Santos

Dia 12 de junho 2013, quarta-feira, às 17h30, nesta biblioteca municipal, entrada livre.