Bem-vindo à Biblioteca Municipal Vicente Campinas online

Aconteceu em 2019





Dia 06 de dezembro de 2019 - Inauguração da Árvore de Natal Solidária


Foi inaugurada, no dia 06 de dezembro, a 

Árvore de Natal Solidária, 

da Biblioteca Municipal Vicente Campinas.
A Árvore de Natal Solidária criada no âmbito do Projeto Malha de Letras, que ficará ao longo do mês de dezembro na receção da Biblioteca Municipal, pretende contar com a colaboração da comunidade local na angariação de bens (produtos de higiene e bens alimentares), a reverter a favor do Centro de Acolhimento Temporário Gente Pequena, da Santa Casa de Misericórdia de Vila Real de Santo António.
A sua concepção contou com as participantes do Projeto Malha de Letras da Biblioteca Municipal, do serviço de serralharia do Município, do estabelecimento comercial Metro e Meio de Vila Real de Santo António, e de alguns particulares que contribuíram também com a doação de lãs.
As doações de bens poderão ser efetuadas na Biblioteca Municipal até ao dia 31 de dezembro de 2019.







Dia 05 de dezembro de 2019 - Apresentação do livro “Inquisição” – II volume da trilogia O Regresso do Desejado, de Ricardo Costa Correia


Assistimos no passado dia 05 de dezembro de 2019 à apresentação do II volume da trilogia O Regresso do Desejado, 

Inquisição, 

de Ricardo Costa Correia.
O evento contou com a presença, além do próprio Ricardo Costa Correia, de António Cabrita, que falou sobre o autor da obra e de Assunção Constantino, em representação do Município de Vila Real de Santo António.






De 03 a 30 de novembro de 2019 - Exposição de arte têxtil "Um só olhar" Esteve patente ao público durante o mês de novembro no átrio da Biblioteca Municipal Vicente Campinas, a original e interessante exposição de arte têxtil de Maria Adelina Nunes,


“Um só olhar”.


Poderá ser apreciada até ao dia 30 de novembro de 2019.





Dia 29 de novembro de 2019 - Apresentação do livro "Para memória - para que não fiquem esquecidos os vila-realenses que lutaram pela democracia que hoje desfrutamos"


Na passada sexta-feira, dia 29 de novembro, acolhemos a apresentação do livro

Para memória
para que não fiquem esquecidos os vila-realenses 
que lutaram pela democracia que hoje desfrutamos

autoria de Martins Coelho. Um excelente livro que reúne diversa informação sobre o período da ditadura e, pretende lembrar os vilarealenses que lutaram pela conquista da liberdade de que hoje desfrutamos.







Dia 24 de outubro de 2019 – Apresentação do livro “A Dama da Luz”, de José Estêvão Cruz


Assistimos no passado dia 24 de outubro de 2019, à apresentação do segundo livro da trilogia “Bloqueios de Fronteira”, 

“A Dama de Luz”, 

de José Estêvão Cruz.
O evento contou com a presença do autor que fez a apresentação da sua obra, do Dr. Miguel Godinho, em representação do Município de Vila Real de Santo António, do Sr. Hélder Oliveira, responsável pela edição, Editora Guadiana.







Dia 17 de outubro de 2019 - Apresentação do livro "Ínsulas", de Antonio Aguilera Nieves e Nicolás Ruiz "Espintapájaros"

Assistimos, ontem, dia 17 de outubro 2019, à apresentação do livro de Antonio Aguilera Nieves e Nicolás Ruiz "Espintapájaros",

"Ínsulas".

Estiveram presentes no evento, além do autor Antonio Aguilera Nieves, a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Dr.ª Assunção Constantino, o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Arq. José Carlos Barros e o Dr. António Cabrita, o qual fez a apresentação da obra.
Participaram, ainda, O Al Guitar Duo (André Ramos e Luís Fialho), num apontamento musical.








Dia 19 de Setembro de 2019 - Comemoração dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas - Concerto literário - In Tento Trio


Encerrámos o programa de comemoração dos 10 anos da Biblioteca Municipal, com a atuação do grupo musical In Tento Trio.






Dia 16 de Setembro de 2019 - Comemoração dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas - Emissão do Carimbo do Dia, comemorativo dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas - CTT - Correios de Portugal


Para assinalar a celebração dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas, decorreu no passado dia 16 de setembro a emissão do carimbo do dia dos CTT – Correios de Portugal.

 




Dia 14 de Setembro de 2019 - Comemoração dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas - Mozartini - Teatro para Bebés, pelo II Acto


Para a comemoração dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas os mais pequenitos não poderiam ser esquecidos.
Assim, no passado sábado, dia 14 de Setembro, pudemos conviver entre pais e bebés com o teatro musical destinado para eles,  
Mozartini, 

interpretado pelo Grupo de Teatro II Acto.














Dia 13 de Setembro de 2019 - Comemoração dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas - Mostra Filatélica dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas


De 13 a 30 de setembro de 2019, Mostra Filatélica comemorativa dos 10 anos da Biblioteca Muniicpal Vicente Campinas, organizada plea Secção de Colecionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.






Dia 13 de Setembro de 2019 - Comemoração dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas - Exposição "Biblioteca Municipal Vicente Campinas - 2009-2019"


Exposição "Biblioteca Municipal Vicente Campinas - 2009-2019", patente ao público de 13 de setembro a 30 de outubro de 2019.







Dia 12 de Setembro de 2019 - Comemoração dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas - Fado Aleixo – Homenagem ao poeta António Aleixo, canções e poemas nos 120 anos do seu nascimento, por Afonso Dias


Afonso Dias
, músico, compositor e cantautor, grande referência musical da nossa cultura, participou nas comemorações dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas, na quinta-feira, dia 12 de Setembro, com um recital em homenagem a António Aleixo, onde, com base no seu trabalho discográfico “Fado Aleixo”, através de poemas, estórias e canções, deu a conhecer um pouco mais desse brilhante poeta.
Com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.







Dia 11 de Setembro de 2019 - Comemoração dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas - Apresentação dos livros "Mujer y deporte" e "Sobras"


Inserido no programa das comemorações dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas, assistimos no passado dia 11 de Setembro de 2019 à apresentação dos mais recentes livros de José Luis Rúa e Eladio Orta, respectivamente,

“Mujer y deporte” e “Sobras”.






Dia 11 de Setembro de 2019 - Comemoração dos 10 anos da Biblioteca Municipal Vicente Campinas - Recital "A palavra dita e cantada"

As comemorações do 10.º aniversário da Biblioteca Municipal Vicente Campinas iniciaram-se fora de portas, com uma visita à Casa do Avô de Monte Gordo, com o recital

“A palavra dita e cantada”, 

com a participação do Duo Anticiclone.
Uma manhã bem passada, entre poemas, canções e boa disposição.







Dia 23 de agosto de 2019 - Tertúlia em torno da Escola de Ginástica de Vila Real de Santo António, do prof. Caldeira Romão


Realizou-se no passado dia 23 de agosto de 2019 a Tertúlia em torno da Escola de Ginástica de Vila Real de Santo António, do prof. Caldeira Romão.



Dia 11 de agosto de 2019 - Apresentação do livro "A música que toca a alma", de Raquel Loureiro

Ontem, ao final do dia, apresentámos o livro

"A música que toca a alma"

de Raquel Loureiro, obra em que a autora presta homenagem ao seu pai, o maestro José Duarte Loureiro. Uma obra escrita com o sentimento de uma filha, em que retrata o ser humano e o músico que ele foi.






Dia 15 de julho de 2019 - Exposição de pintura “ Vila Real em arte”, de Elsa Campina

Inaugurámos no passado dia 15 de julho de 2019 a Exposição de pintura de Elsa Campina

“Vila Real em Arte”.

O evento contou com a presença da artista e, em representação da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a Vereadora do Pelouro da Cultura, Dr.ª Carla Sabino e o Chefe de Divisão da Cultura e Património Histórico, Dr. Miguel Godinho.
A exposição estará patente ao público até ao dia 30 de julho de 2019.








Dia 11 de julho de 2019 – Exposição de fotografia “Caixa de luz”

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas acolhe a exposição de fotografia 

“Caixa de Luz”,

respeitante ao XIII Concurso de fotografia do STEC – Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo da CGD.
Esta exposição, inaugurada no passado dia 11 de julho com a presença de representantes do STEC e da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, estará patente ao público até ao dia 30 de julho.










Dia 03 de maio de 2019 - Apresentação do livro "Desabafos da alma"

O último livro de poesia de Marinel Oxiela

"Desabafos da Alma..."
 foi apresentado, na sala Manuel Gomes da Biblioteca Municipal Vicente Campinas, no dia 03 de maio.






Dia 23 de abril de 2019 - O amor e o sexo em "Levantado do Chão", de José Saramago, por Mário Sousa

Dentro do programa de comemorações dos 20 anos do Prémio Nobel atribuído a José Saramago, pudemos assistir, ontem, dia 23 de abril, à comunicação

“O amor e o sexo em ‘Levantado do chão’ de José Saramago”

proferida por Mário Sousa
Durante a referida comunicação, contámos também com a participação de Aurélio Madeira e Ana Gomes que procederam à leitura de trechos da obra.









Dia 13 de abril de 2019 - "Os Sábados na Biblioteca" No passado sábado 13, decorreu a sessão dedicada ao tema: 25 de Abril de 1974.

Foram lidos os contos "À procura da liberdade" de Fátima Valentim com ilustrações de Nuno Rufino e "A fábula dos feijões cinzentos" de José Vaz com ilustrações de Elsa Navarro, após o que as crianças presentes construíram com colagens a "bandeira da liberdade" inspirada pelas ilustrações de Nuno Rufino.














Dia 11 de abril de 2019 - Apresentação do livro "Multiversal: tríptico do atum, outros poemas fronteiriços"

A apresentação do livro de poesia de José Estêvão Cruz 

"Multiversal: tríptico do atum, outros poemas fronteiriços" 

contou com a presença da Vereadora da Cultura Carla Sabino, do editor Hélder Oliveira e do também escritor João Pereira, em representação do grupo Poetas do Guadiana. 
Durante a sessão vários poemas da obra foram lidos pelos demais poetas presentes.
Agradecemos a José Luis Rúa e Hélder Oliveira a cobertura fotográfica do evento.








Dias 06 e 07 de abril de 2019 - "Uma noite na Biblioteca"

Assim foi mais

“Uma noite na Biblioteca”, 

entre os livros, dentro de histórias, sonhando aventuras.























Dia 05 de abril de 2019 - Conceito de cidadania no teatro de José Saramago, por Diego Mesa

No âmbito da Exposição "José Saramago - 20 anos Prémio Nobel", acolhemos no passado dia 05 a comunicação de Diego Mesa, em que partilhou com a assistência a sua investigação sobre o

Conceito de cidadania no teatro de José Saramago






Dia 02 de abril de 2019 - Apresentação do livro “Poemas en la Escuela – 3 / Poemas na Escola – 3”.

Decorreu na nossa Biblioteca no passado dia 2 de abril a apresentação do livro

“Poemas en la Escuela – 3 / Poemas na Escola – 3”.

Este terceiro volume deste projecto transfronteirço contou com a presença de alunos das Escolas participantes, Escola Básica de Monte Gordo, CEIP Rodrigo de Xerez –Ayamonte e CEIP San Roque – Villablanca que declamaram os seus poemas, contidos nesta obra.
O evento contou, ainda, com um apontamento musical.











Dia 28 de março de 2019 - Clube de Leitura

Em torno da obra de Garcia Lorca.



Dia 21 de março de 2019 - Dia Mundial da Poesia

















Dia 16 de março de 2019 - "Os Sábados na Biblioteca"


Conto e manualidades, atividade para filhos e pais.







Março de 2019 - Dia da Mulher e Dia do Pai


Neste mês de março, assinalámos, mais uma vez, o Dia da Mulher e o Dia do Pai, com sugestões de leitura e simbólicos brindes para os nossos leitores.










De 04 a 30 de março de 2019 . Exposição Bibliográfica "Grandes nomes da poesia ao longo do tempo"









De 04 a 30 de março de 2019 - Exposição de fotografia de José Luis Rúa "A mulher e o Desporto"

 







Dia 21 de fevereiro de 2019 - Clube de Leitura


A literatura feminina/feminista foi o tema da sessão de fevereiro.



Dia 20 de fevereiro de 2019 - Concurso Nacional de Leitura 2019


Decorreu no dia 20 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, a fase concelhia do  

Concurso Nacional de Leitura 2019.

Nesta fase participaram o Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António, com alunos da Escola Secundária de Vila Real de Santo António e da Escola D. Fernando de Vila Nova de Cacela, e o Agrupamento de Escolas D. José I, com alunos da Escola Básica E. B. 1 e 2 de Vila Real de Santo António e da Escola Básica E. B. 1 e 2 de Monte Gordo.
Os oito alunos apurados, quatro do 2º ciclo e quatro do 3º Ciclo, representarão o Concelho de Vila Real de Santo António na fase intermunicipal que irá realizar-se em Albufeira no próximo dia 2 de abril.










Dia 16 de fevereiro de 2019 - "Os Sábados na Biblioteca"

Conto e manualidades, atividade para pais e filhos.








De 04 a 27 de fevereiro de 2019 - Exposição de escultura “Magia das Origens”


Durante o mês de fevereiro encontra-se patente ao público a Exposição de escultura

“Magia das Origens”.

Trata-se de uma colecção de peças que interpretam lendas de regiões algarvias executadas pelos utentes da ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve.








Dia 24 de janeiro de 2019 - Clube de Leitura


A sessão de janeiro do Clube de Leitura incidiu em em torno da obra de Jorge Amado





Dia 17 de janeiro de 219 - Apresentação do livro “La noche de San Luis: versos para el verano”


No passado dia 17 de janeiro assistimos à apresentação da antologia poética

"La noche de San Luis: versos para el verano”

O evento contou com a presença de José Luis Rúa, coordenador deste livro, assim como alguns dos autores que declamaram poemas inseridos no mesmo, intercalados com a atuação do jovem acordeonista Hugo.
















Dia 12 de janeiro de 2019 - "Os Sábados na Biblioteca"


Conto e manualidades, atividade para filhos e pais.







De 04 a 30 de janeiro de 2019 - Exposição de pintura "Artistas pela Paz"


(Inauguração dia 04 de janeiro de 2019)