Bem-vindo à Biblioteca Municipal Vicente Campinas online

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A partir de julho 2013 – VRSA reConhecer um concelho, as pessoas e o território






A Biblioteca Municipal Vicente Campinas dá início neste mês de julho ao projeto

VRSA - reConhecer um concelho
- as pessoas e o território”

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas pretende com este projeto, a constituição de um acervo de imagens de Vila Real de Santo António com vista a criar um testemunho histórico do património material e imaterial do concelho.
Designado «VRSA – reConhecer um concelho – as pessoas e o território», o projeto procura a inventariação, preservação e divulgação de documentos até à data esquecidos nas gavetas de privados ou instituições – desde fotografias a desenhos, postais ilustrados, etc. - cuja antiguidade, riqueza estética ou raridade os torne valiosos.
Desta forma, a biblioteca lança o apelo a todos os vila-realenses interessados em colaborar na iniciativa para cederem temporariamente as suas imagens antigas à Biblioteca Municipal para que estas sejam digitalizadas.
Através desta recolha, pretende-se dar a conhecer às gerações mais novas - e relembrar aos mais velhos - paisagens, personagens, instituições, monumentos históricos, celebrações coletivas ou simples edifícios já desaparecidos ou alterados pelo tempo.
A constituição deste fundo tem ainda como objetivo a organização de exposições temáticas, bem como o enriquecimento dos acervos da biblioteca.
Com o projeto «VRSA – reConhecer um concelho – as pessoas e o território», a Biblioteca Municipal Vicente Campinas dá cumprimento a dois dos seus objetivos, delineados desde 2009, que pretendem a recolha, tratamento, conservação e divulgação de informação, bem como a divulgação do património cultural do concelho, através da organização de fundos locais.