Bem-vindo à Biblioteca Municipal Vicente Campinas online

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dia 28 de junho – Clube de Leitura Livros Mexidos – Paul Auster






“Escritor, argumentista, tradutor, ensaísta, realizador, marinheiro, inventor de um curioso jogo de cartas e muito mais, Paul Auster é considerado um nome cimeiro da literatura dos nossos dias”.

Edições Asa, www.asa.pt, 20 de junho de 2012.


A obra de Paul Auster é a proposta de leitura e debate da sessão do Clube de Leitura Livros Mexidos deste mês.
Dia 28 de junho, às 18h00, nesta Biblioteca Municipal.



A nossa Biblioteca na imprensa - junho 2012 - III



O Correio da Manhã de 20 de junho de 2012 noticía o colóquio internacional que irá decorrer na nossa biblioteca nos próximos dias 27 e 28 deste mês.









Dias 27 e 28 de junho - Colóquio internacional - Visões políticas e culturais do mediterrâneo durante a Primavera Árabe



"A Biblioteca Municipal Vicente Campinas recebe, nos dias 27 e 28 de junho, o colóquio Visões Políticas e Culturais do Mediterrâneo durante a Primavera Árabe.
Com entrada livre, o evento é organizado pelo Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CEAUP) e pelo Núcleo de Investigação das Culturas das Sociedades Mediterrânicas da Faculdade de Letras de Tétouan (Marrocos). Conta com o apoio da autarquia de Vila Real de Santo António e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Durante dois dias, o seminário irá analisar de que forma países como Marrocos ou o Egito desenvolveram as suas ações de resistência civil ou encetaram os seus processos de transição democrática.
Na mesma vertente, pretende dar a conhecer por que razão os 2,5 milhões de quilómetros quadrados do Mediterrâneo contêm a mais alta densidade de conflitos de toda a história.
Com a configuração de um corredor no sentido da longitude, este mar fez convergir forças expansionistas vindas dos três continentes que o rodeiam, podendo dizer-se que durante os últimos 2500 anos nenhuma outra região da terra foi mais disputada.
O colóquio pretende, assim, apresentar criticamente perspetivas sobre o Mediterrâneo, não necessariamente visões dos mediterrânicos: sendo um mar pequeno e interior, este acidente geográfico foi sempre muito mais vasto do que o espaço com que qualquer sistema cartográfico o representa.
Num outro prisma, os trabalhos avaliarão os múltiplos estereótipos que os relatos de viagens, a ficção literária, as ciências sociais ou os próprios media têm efetuado sobre a região.
Sem ter a pretensão de os inventariar, o colóquio pretende explorar a ideia de que a perspetiva comparada de alguns deles, longe de aumentar a sensação de caos, permite captar melhor as dinâmicas geopolíticas e culturais da região.
Além das comunicações, a programação reserva espaço para debates e conta com uma exposição fotográfica e com a projeção do filme «Um chá no deserto», baseado na obra de Paul Bowles."


Gabinete de Comunicação Social e Protocolo
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
NOTA DE IMPRENSA 46.2012
18 de junho de 2012




Projeto "Dar de volta" – 2012.





O Projeto Dar de Volta pretende a constituição, na Biblioteca Municipal, de um banco de recolha de manuais, dicionários e gramáticas de uso escolar.
Desta forma, os mesmos poderão ser reutilizados por quem venha a solicitar, dando-se prioridade aos que contribuíram na entrega.
Conseguir-se-á, desta forma, uma economia de recursos, decerto bem-vinda para as família, em especial nos tempos que correm, assim como, uma poupança de papel ecologicamente louvável.
A Biblioteca Municipal vicente Campinas acolherá e registará em base de dados os manuais, gramáticas e dicionários que se encontrem em vigor, no próximo ano letivo e, posteriormente, procederá à entrega dos mesmos a quem o solicite.
Apela-se, portanto, a que todas as famílias participem, de forma a que um maior número de alunos naturais do concelho ou que frequentem escolas do mesmo, possa vir a beneficiar.
Recolha até 31 de julho de 2012;
Pedidos a partir de 13 de agosto de 2012.
Mais informações na Biblioteca Municipal Vicente Campinas


Dia 15 de junho – Tertúlia do Baixo Guadiana – “Santos Populares, o seu tempo e as tradições”





O mês de junho é sinónimo de verão, praia, fim de aulas e santos populares.
E os Santos populares serão, precisamente, o tema da tertúlia deste mês estival.
“Santos Populares, o seu tempo e as tradições”, a religiosidade entre o paganismo e o catolicismo, entre a tradição e a modernidade.
Dia 15 de junho, às 17H30, na sala polivalente desta biblioteca municipal.



sexta-feira, 15 de junho de 2012

A nossa Biblioteca na imprensa - junho 2012 - II


No passado dia 1 de junho, a nossa Biblioteca teve a honra de acolher o lançamento do livro infantil Estórias com bichinhos, de Lucinda Mansinho, ilustrado por Luís Mansinho.
O evento foi noticiado no Jornal do Algarve, na sua edição de 7 de junho de 2012.




terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia 5 de junho – Palestra sobre mobilidade


Dia 5 de junho propomos uma palestra sobre um tema sempre pertinente, a Mobilidade.

O orador será Florindo Fragueira e a palestra terá início às 14H30.


A nossa Biblioteca na imprensa - junho 2012 - I



A nossa biblioteca em destaque no Jornal do Baixo Guadiana, na sua edição de junho de 2012.





Dia 1 de junho - Lançamento do livro Estórias com bichinhos







No Dia Internacional da Criança, a Biblioteca Municipal Vicente Campinas recebe Lucinda Mansinho e Luís Mansinho, respetivamente, autora e ilustrador do livro infantil Estórias com bichinhos, e José Cruz, responsável do prefácio, livro este que irá ser lançado, precisamente, nesta data.
O evento decorrerá às 17H30, na sala polivalente da biblioteca.

A nossa Biblioteca na imprensa - maio 2012 - III


A nossa Biblioteca em destaque no Jornal do Algarve de 31 de maio de 2012





A nossa Biblioteca na imprensa - maio 2012 - II


Os eventos na nossa biblioteca neste mês de maio em destaque na imprensa.



in Correio da Manhã, 23 de maio de 2012, p11
 

in Jornal do Algarve, 24 de maio de 2012, p9