Bem-vindo à Biblioteca Municipal Vicente Campinas online

quinta-feira, 7 de julho de 2011

27 Maio – Tertúlia no Baixo Guadiana -“A importância dos órgãos de comunicação social no seio da comunidade local”



A importância dos órgãos de comunicação social na comunidade local foi o tema debatido na tertúlia dinamizada pelo Jornal do Baixo Guadiana, contou com a presença de jornalistas locais e de um jornalista de Isla Cristina. A tertúlia permitiu a troca de ideias e experiências entre os profissionais da informação e os restantes tertulianos.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

21 Maio – “Bonsai, uma arte com vida”




A temática do ciclo “Descubra uma paixão”, deste mês, incidiu sobre o bonsai, uma paixão partilhada por António Rodrigues. Foram apresentados alguns exemplares assim como ferramentas e materiais utilizados. Tratou-se de uma apresentação apaixonante desta verdadeira arte e da sua História.

16 Maio – “Oficina do livro vermelho” – Oficina de escrita criativa



A oficina de escrita criativa, foi criada e dinamizada por Elsa Serra e Marina Palácio, esta oficina teve como principal objectivo divulgar O livro vermelho dos vertebrados de Portugal, editado pelo ICNB, e sensibilizar para a importância da conservação da natureza. Explorar conceitos de identidade na relação Homem-Animal-Natureza.   Promover o cruzamento das expressões e provocar experiências estéticas. Estimular a sensibilidade através da utilização de conceitos e linguagens menos convencionais. Praticar “diferentes leituras” a partir de um livro “científico”.          

12 Maio– “Biodiversidade, para que te quero”



O Professor Luís Vicente, docente de Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, proferiu a conferência intitulada “Biodiversidade para que te quero?”. A conferência foi dirigida a alunos do ensino secundário, tendo como propósito, alertá-los para a importância da biodiversidade.
A base de toda a vida do planeta é a diversidade dos seres vivos que a povoam, sem essa diversidade não haveria vida. Como se define e caracteriza essa diversidade? Porque é ela fonte de vida? Quais as razões da perda de biodiversidade? Como responder ao desafio que a sua manutenção nos coloca?

9 Maio – “Recuperar o sorriso”


Os Jograis do Atlântico, o som das palavras a duas vozes, constituído por Edite Gil e Francisco Félix Machado apresentaram poesia em língua portuguesa.
“Recuperar o sorriso” pretendeu proporcionar aos presentes um momento de descontracção, através da poesia de Mendes de Carvalho, Carlos Drummond de Andrade, Ary dos Santos, António Gedeão, Jorge de Sena, António Lobo Antunes, João de Deus e Edite Gil. Este recital possibilitou mais uma vez um encontro intergeracional, reunindo no mesmo espaço alunos do ensino secundário e idosos das Casas do Avô e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia locais.